Fuzja Studio

Fuzja é um Studio  de arte multidiciplinar, fundado pela vidreira e artista visual Patrícia Bagniewski. Em polonês a palavra Fuzja significa fusão, conceito apropriado para definir a variedade de técnicas e materiais utilizados no processo de desenvolvimento e produção das obras e projetos.

Nascida em 1977 na capital Brasília,  Patricia é formada em Bacharelado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes Plásticas, Universidade de Brasília. Frequentou diversos workshops em bronze, resina e vidro na Central Saint Martin’s College, Londres, do ano  1998 a 1999. Em 2006 foi gratificada com uma bolsa de estudos para Mestrado em Arte em Vidro na Joshibi Art and Design University, Kanagawa, Japão, com foco na reciclagem do material. Neste período, realizou diversas exposições no país, E.U.A e Coréia do Sul, além de ser premiada por seu conjunto de obras pela Universidade.

Ao retornar ao Brasil montou seu próprio atelier para dar continuidade às suas pesquisas em reciclagem do vidro e sua produção. Em 2011 teve seu projeto “Galeria Aberta- I Festival de Land Art de Brasilia” contemplado pelo FAC, Fundo de Apoio à Cultura da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, onde participou como curadora e produtora.

À convite , Patricia Bagniewski participou de residência artística na Fondazione Berengo em Murano, Veneza, com duração de 1 mês em Setembro/Outubro de 2015. Durante este período, a artista teve a oportunidade de trabalhar com Silvano Signoretto, o renomado mestre vidreiro reconhecido mundialmente pelo seu trabalho em vidro há 50 anos, com quem realizou o projeto “Habitações”. Em Maio de 2016 retornou a Murano pelo período de 3 meses para trabalhar e produzir sua exposição na Fundação. Em 2019, foi contemplada ao apoio do Conexão Cultura, da Secretaria de Cultura, para realizar um documentário a respeito da história do vidro e  sobre seu trabalho autoral, no Berengo Studio, junto à diretora Camilla Stefanini, fundadora da Un1dade. O documentário teve seu pré lançamento exibido de forma online em 2021. Em 2020, a artista foi convidada a participar da exposição “Unbreakable:Women in Glass”, realizado pela Fondazione Berengo, com mais de 60 artistas internacionais, como ORLAN e Judy Chicago.

Em Agosto de 2023, realizou sua primeira exposição individual “O que está embaixo é como o que está em cima o que em cima é como
o que está embaixo”, em Brasília na Referência Galeria de Arte. A mostra teve a curadoria de Marília Panitz. 

© Fuzja Studio - 2017